terça-feira, 6 de março de 2012

Material X Imaterial: com qual você fica?

























A cada amanhecer eu penso: O que será de mim, e da minha vida hoje? Como devo proceder? Como devo amar, perdoar e ser humana? O que é mais importante: as coisas ou as pessoas?
Claro que, racionalmente, dizemos: as pessoas... Mas será que vivemos com essa prioridade? Prioridade esta de: amar ao outro antes de amar o que temos. 
Vida mesquinha e vazia, em que tudo se resume ao material: que estraga, se deteriora, que acaba. Será que um dia aprenderemos a valorizar o imaterial? Um beijo, um olhar, um sorriso... Que valem muito mais que um carro, ou uma casa. Devemos levar em conta que o sentimento de realização que buscamos incessantemente só é real quando nos sentimos amados. 
E qual o verdadeiro amor? O que nunca acaba e nunca muda. É o amor de Deus, que nos aceita e não nos julga como esse mundo cruel. Mas onde está o amor de Deus, senão no amor entre os seres humanos? Como é possível manifestar o amor verdadeiro? Eu acredito que somente através do sacrifício. Se você ama alguém, respeite essa pessoa, sirva essa pessoa, faça para ela o que você gostaria que ela fizesse para você. Parece simples, não?! Mas, quando nos vemos cara a cara com nosso próprio ego, nos enfraquecemos diante de nós mesmos. A prática do amor dói, nos prova, nos faz pagar o preço. Mas a recompensa de ser amado vale infinitas vezes mais. Por essa razão, procure praticar o amor com obras, e não apenas com palavras.

2 comentários:

  1. Belo texto mas será que "todos" estão preparados para viver dessa maneira? Será que mesmo conscientes dessa valiosa filosofia, praticamos essa doação voluntária e desprendida chamada amor? Não sei, as vezes sou humano demais e, devido a malsinada condição, me faço errado. Amo demais, exagero em igual proporção e não enxergo o óbvio:
    "- Ame a si próprio para então amar os iguais"

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente obrigada pelo seu comentário. Eu penso que amar é um exercício diário, que devemos praticar sem esperar algo em troca. A minha experiência de amar me revelou que quando você se doa para alguém, essa pessoa também se doará para você. Não por obrigação, mas, por ela querer retribuir o carinho que recebe. Claro que primeiro temos que nos amar, e nos respeitar, para que então outrem possa fazer isso.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião?