quinta-feira, 1 de março de 2012

O mundo é um moinho





















Todos sabemos que o Brasil já teve muitos talentos não valorizados em vida. Um deles, foi o grande mestre do samba Angenor de Oliveira, o Cartola. Fundador da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, o maior sambista da história da música brasileira, não teve nenhum reconhecimento em vida. Quando eu digo "reconhecimento" eu quero dizer retorno financeiro, pois, o sambista chegou a trabalhar como lavador de carros de moradores de um edifício em Ipanema. Somente no ano de 1978, quase aos 70 anos, ele conseguiu seu maior sucesso em vida: uma residência própria em Jacarepaguá.

Três dias antes de morrer, recebeu uma importante homenagem em vida do poeta Carlos Drummond de Andrade, que dizia: 

"A delicadeza visceral de Angenor de Oliveira é patente quer na composição, quer na execução. (...) Trata-se de um distinto senhor emoldurado pelo Morro da Mangueira. A imagem do Malandro não coincide com a sua. A dura experiência de viver como pedreiro, tipógrafo e lavador de carros, desconhecido e trazendo consigo o dom musical, a centelha, não o afetou, não fez dele um homem ácido e revoltado. A fama chegou até a sua porta sem ser procurada. O discreto Cartola recebeu-a com cortesia. (...) 

Alguns, como Cartola, são trigo de qualidade especial. Servem de alimento constante. A gente fica sentindo e pensamenteando sempre o gosto dessa comida. O nobre, o simples, não direi o divino, mas humano Cartola, que se apaixonou pelo samba e fez do samba o mensageiro de sua alma delicada. 


O som calou-se, e "fui à vida", como ele gosta de dizer, isto é, à obrigação daquele dia. Mas levava uma companhia, uma amizade de espírito, o jeito de Cartola botar lirismo a sua vida, os seus amores, o seu sentimento do mundo, esse moinho, e da poesia, essa iluminação." 

Me parece muito pertinente a afirmação do poeta de que Cartola é um trigo de qualidade especial, que alimenta constantemente.
Na minha opinião, esse é o grande valor de Cartola, que mesmo após décadas, continua a nos tocar e nos alimentar com suas belíssimas canções. Graças a Deus que condição financeira não tem haver com capacidade de criação artística, senão Angenor de Oliveira jamais poderia nos iluminar com sua poesia.



Um comentário:

Qual sua opinião?