quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Barcelona por Antoni Gaudí - Parc Güell


"Toda obra de arte deve ser sedutora e si por ser demasiado original se perde a qualidade da sedução, já não é obra de arte".


Parc Güell


Gaudí o concebeu com um sentido religioso e ao mesmo tempo orgânico e urbanístico. Aproveitou o desnível de 60 metros da montanha para projetar um caminho de elevação espiritual. Portanto, ao visitá-lo aproveite para meditar e relaxar. 




Minhas dicas são:

Horário de abertura: 10 (dez). Por isso, se programe para chegar pela manhã. Principalmente no verão (de junho à setembro), o parque está sempre cheio. No inverno, eles fecham bem cedo. Os horários são:  De Nov a fev - 18 h. Nos meses de Març e Out - 19 h. Abril e Set. - 20 h. E no período de Maio a Agosto - 21 h. 

Como chegar: Estação de metro Lesseps - linha 03 verde. Ao sair da estação caminhe duas quadras (no mesmo sentido dos carros) na Av. Travessera de Dalt (a rua mais movimentada), para pegar o ônibus número 24  (veja o mapinha abaixo). Eu aconselho pegar o ônibus porque ele para na lateral do parque. E por essa entrada você não precisa subir tanto para chegar ao pico, que tem uma vista belíssima da cidade. A parada de descida se chama: Ctra del Carmel - Parc Güell. É só ficar atento ao painel e observar o nome Parc Güell. Sem erro. 

Vestuário: Se estiver no verão vá protegido com filtro solar, chapéu e óculos. No inverno é frio e venta muito. Vá com casaco, luva, cachecol e gorro. Se sentir calor, coloque na mochila. Melhor do que passar frio, né?

O que levar: Água, frutas, barra de cereal, lanche, etc. Prepare uma mochila com uma canga (pano), para você descansar sob a sombra de alguma árvore. Aproveite para desfrutar e estar em contato com a natureza. Ela te dará muita energia positiva.


Trajeto: O parque é bem extenso. Logo que você entrar, siga diretamente para o topo. Tire bastante fotos porque é um visual imperdível. Não deixe de ver a Casa Museu Gaudí (essa rosa do lado esquerdo). Entre se você quiser pois, tem que pagar.

Caminhe bastante e explore bem o parque. Quando descer para ir embora, não deixe de passar pelo terraço (aquele com os bancos de mosaico da foto anterior). Atente-se para o espaço sob as colunas, é muito especial. Por fim, estará a entrada tão conhecida com o lagarto de mosaico. 

Para ir embora: Desçam a pé até a Av. Travessera de Dalt e caminhem para a praça Lesseps. Se você quiser levar alguns souvenires de Barcelona compre-os por aí. É mais barato que nos outros pontos turísticos da cidade. Tem muita coisinha legal pra você recordar essa cidade incrível.  

"A originalidade consiste no retorno à origem, assim pois, original é aquilo que retorna à simplicidade das primeiras soluções".


"O arquiteto do futuro se baseará na imitação da natureza, porque essa é a forma mais racional, duradoura e econômica de todos os métodos".


Citações de Antoni Gaudí. 



   MAPA:

Gostaram? Vou fazer uma séria de posts com as obras do arquiteto Antoni Gaudí. Aguardem!

3 comentários:

  1. Vale a pena são informações muito uteis para quem vai viajar

    ResponderExcluir
  2. Gabi, mais uma vez ótimas dicas! Vou seguir esse roteiro e a ideia do mapa pra localização foi perfeita! Beijos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião?