sábado, 11 de fevereiro de 2012

A Era da Informação

























Essa obra do espanhol Salvador Dalí é capaz de ilustrar com perfeição os tempos atuais. Quando observo esta imagem, eu me sinto como essa loira, atada pelas amarras da comunicação. Te convido a pensar: quantas vezes por dia você mexe no seu celular? Você fica um dia sem acessar a internet? 

Historicamente, a Era da Informação (época que vivemos atualmente),  surgiu a partir das transformações ocorridas  na Era Industrial. A queda dos operários (classe trabalhista) foi a grande mudança, que mais caracterizou a transição entre uma época e outra. Pode-se entender que a mudança do trabalho produziu as maiores modificações na sociedade, pois, o trabalho que exercemos hoje em dia se parece muito pouco com a forma mecânica de trabalhar da Era Industrial. Na atualidade, o setor predominante não é mais a industria e sim, o de serviços. 

Observe como o comércio em geral, (especialmente por internet), e as comunicações (exemplo: Youtube, twitter, Facebook, iphone, etc.) são extramente dinâmicas. Não se pode negar que estamos em outra Era. Antigamente, o acúmulo de patrimônio material era o mais importante, hoje o que vale é acumular informação. Mas agora eu pergunto: Que tipo de informação estamos acumulando? Porque cá entre nós, o que vejo por aí é um culto à imagem e não às idéias. Gente, vamos acordar! Já evoluímos! Agora devemos nos valorizar como um todo, (e não apenas pelos atributos físicos), o conhecimento e o intelecto também devem contar. 

Saber conversar, ser agradável e inteligente, conta muito mais que a beleza física. Vamos aproveitar a grande disponibilidade de material, (livros, filmes, músicas, artes, peças de teatro, etc.),  para construirmos uma bagagem mais interessante. Sejamos mais seletivos. Acredito que a saída para esse mundo tão caótico é filtrar aquilo que vemos e ouvimos. Meu lema é: não seguir a moda, e sim fazer a minha própria. Não engula o lixo que é jogado por aí. Seja crítico e filtre as informações que você vai adquirir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião?