sábado, 4 de fevereiro de 2012

Visita ao Centre Georges Pompidou


Hoje eu vou falar um pouco sobre o Centre Georges Pompidou que está localizado na cidade de Paris. De arquitetura arrojada, este centro cultural parisiense se destaca por abrigar multifunções: museu, biblioteca, salas de vídeo, de leitura, teatro, lojas, restaurante, cafeteria. Além de realizar diversas atividades educativas, o Pompidou tem um restaurante super famoso e bem conceituado: o Georges. É imperdível! O estilo high-tech lembra os edifícios industriais, com tubulações aparentes e estrutura metálica. Sua inauguração se deu em 1977, no panorama da arquitetura é considerado como um dos marcos da pós-modernidade. Os arquitetos responsáveis foram: Renzo Piano e Richard Rogers . A primeira grande coleção de arte moderna e contemporânea da Europa está abrigada no Pompidou. A escada rolante que está na fachada do edifício propicia uma vista incrível da cidade, que é ainda mais linda se vista do alto. 


  • Entrada: assim como em todos os outros museus da cidade, compre o seu ticket com antecedência para evitar filas. O link com ingressos online é o: http://www.ticketnet.fr/thematique/genre/MS. O valor do ingresso com as exposições temporárias é de 14,50 euros, e a tarifa reduzida é de 11,50.
  • Horário: Se você foi experto e comprou seu ingresso pena internet fique atento ao horário. Diferente do Louvre, as visitas ao Pompidou são com hora marcada, portanto não vacile, ok? 
  • Guarda-volumes: Sempre deixe seus pertences guardados e pegue um mapa. O museu é grande e para não ter que carregar peso extra e se cansar, deixe sua mochila/bolsa na chapeleria que está no andar térreo - é grátis.  
  • Exposições temporais: Vá direto às exposições temporais que se localizam no último andar do edifício  (6º andar). Aproveite e tire bastante foto, pois, a vista da terraza é maravilhosa. Se você estiver afim de gastar uns bons euros dê uma passada no restaurante Georges, (dizem que é ótimo e caro), eu não o conheço. 
  • Faça o itinerário de cima para baixo: Acredito que a parte mais importante do acervo permanente do museu está localizada no 5º andar, por isso, comece pelas exposições temporais (6º andar) e sempre siga para o andar inferior. 
  • A coleção de pinturas e esculturas do Pompidou é realmente impressionante. Tem obras Fauvistas, Cubistas, Futuristas, Expressionistas, Surrealistas, Dadaístas, o que para os amantes da arte abstrata é um prato cheio! Eu apreciei muito visitá-lo, o acervo é amplo e recheado de muita coisa interessante. Há obras de Dali, Picasso, Le Corbusier, Kandisnky, Braque, Matisse, Miró, Duchamp, Calder, Pollock, entre outras feras - super recomendo! 
  • Atelie Brancusi: Constantin Brancusi foi um artista Romeno que chegou a Paris nos anos de 1904, depois de haver estudado na Bucharest School of Fine Arts. É considerado como um dos maiores artistas da história da escultura moderna. O seu local de trabalho foi reconstruído no centro Pompidou em 1997 e possui 137 esculturas, 87 pedestais, 41 esboços, pinturas e fotos originais - não percam, ao menos uma espiadinha.  
  • Visite todas as exposições temporais: não esqueça que no primeiro andar também há exposições itinerantes que valem a pena serem visitadas (mesmo se vc já estiver cansado).
  • A última dica é: visite o site do Pompidou www.centrepompidou.fr e aproveite!



PS: Não deixem de dar uma volta pelos arredores do Centre Pompidou. Essa praça super interessante está ao lado do edifício, e sempre tem apresentações musicais e coisas legais para serem vistas. 

Um comentário:

  1. aii eu fui aí algumas semanas atrás! é muito bacana! mas não deu tempo de entrar no museu :(

    ResponderExcluir

Qual sua opinião?