sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

41º graus de puro desfrute! parte 1



Ontem à noite eu tive uma experiência inesquecível. Fomos jantar no 41º, e foi tão emocionante que eu resolvi dividir um pouco da experiência com vocês. O restaurante / coctelería dos irmãos Adrià está localizado na Avenida do Paralelo, 164 uma avenida tradicional e importante na cidade pelos teatros, bares e vida noturna. Na década de 30 os cabarés e bares de Barcelona já se localizavam ali. 

O restaurante é super intimista e aconchegante, eu diria exclusivo. O atendimento é de primeira, os garçons são super bem treinados, educados e atenciosos.  O ambiente é mágico, a trilha sonora excelente, me senti super identificada logo de cara. No total, eles atendem apenas 16 pessoas por noite. Todas comem o menu 41º experience, são 41 pratos espetaculares e bem diferentes entre si. Um misto de sensações e sabores que se combinam através de uma alquimia perfeita. 

Vou fazer um breve comentário sobre cada um dos pratos que mais me surpreenderam e o porquê. Eu recomendo muitíssimo, infelizmente, a reserva é bem difícil de conseguir e só pode ser feita pelo site: http://www.41grados.es/es/41horario. O preço eu achei justo, se levarmos em consideração que foi tudo impecável - o menu vale 141,00 euros por pessoa mais impostos. É um pouco caro se você converte para reais, mais nada se compara aos preços do Brasil. Eu digo que vale muito a pena, afinal, não é à toa que o El Bulli foi considerado o melhor restaurante do mundo por vários anos consecutivos! 

Las Olivas del 41º

Essas são as famosas azeitonas líquidas, um clássico do 'El Bulli'. O líquido de sabor intenso e agradável está envolto por uma suave película (semelhante a uma gema de ovo), que estoura na boca quando você pressiona a língua sobre o palato. 

A sensação é bem curiosa e divertida. 





Folhas de cenoura c yogurt e          manjericão. 

Olha que graçinha esse "prato", nem parece comida! É uma folhinha crocante bem leve e que tem um sabor muito fresco que surge da mistura da cenoura, do yougurte e do majericão. Nunca havia comido algo assim. 

As cores são lindas, verde com laranja e dourado. 
El gin tonic del 41º
Esse foi o primeiro drink da noite. 

O garçom vem com uma bandeja cheia de garrafas que se parecem tubos de laboratório e prepara o drink na mesa para você! É lindo! 

O copo vem com um gelo gigante com um 41º dentro (é a foto do início do post). Eu não curto muito gin tonic, mas, esse estava bem suave e gostoso.

Sem contar que o drink contrasta com as coisas que havíamos comido antes e prepara o paladar para os próximos sabores. 

Bocadillo de Jamon "Joselito"

Esse aí também é outro clássico dos Adrià. Eu amei. Aqui na Espanha eles tem costume de comer muito um lanche (bocadillo) de pão com presunto (não é  o presunto doce, tá gente?) e essa aí é uma reinvenção dessa tradição. O pão é uma casca bem fininha, oco por dentro e o jamón (de melhor qualidade) o envolve exteriormente.  Delicioso!



APPLE MAR

Gente, para tudo! Esse foi o melhor drink da noite, eu me apaixonei!  Veio acompanhando o "mix de frutos" da foto seguinte. Era de maça, gengibre, capim-limão e não sei qual bebida (esqueci). 

Era suave e tropical. Muito, muito gostoso. Era uma combinação perfeita pois, a maça suave e adocicada, contrastava com o frescor do capim-limão e o toque picante do gengibre. 

Nesse momento eu era pura nostalgia, estava achando tudo perfeito!



Pistachos, cacahuetes y coquitos
Esses aperitivos também me surpreenderam bastante. São frutinhos miméticos, (que tem a mesma aparência de algo) - no caso pistache e amendoim. 
O de pistache, (primeiro que deveríamos provar), é bem delicado tem uma casquinha suave, que envolve o interior líquido. O sabor é perfeito, bem original. O amendoim parece uma paçoca, bem docinho, delicioso. 

Rosa helada con frambuesas y jengibre caramelizado
Olha que espetáculo! Esse era realmente especial, muito romântico e muito bonito. Super delicado, eram pétalas congeladas de framboesas com gengibre caramelizado. 

Eu achei afrodisíaco. A mistura da framboesa com o gengibre picante é inexplicável. Sem contar que era super gelado e inusitado. Nota 10!!





Acho que deu pra vocês terem uma noção do que eu senti... vou parar esse post por aqui, pois, ainda estamos nos aperitivos. No próximo post continuarei com mais pratos! (Para vocês ficarem morrendo de vontade de correr pra Barcelona e comer essas delícias). Não percam, hein? Tenho várias surpresas pra vocês.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião?