quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Querer é poder?

























Dizem por aí que querer é poder! Eu discordo. Para mim, planejar é poder. Querer todo mundo quer. Uma casa, um carro, um trabalho, um amor. Nesse mercado tão competitivo nos vemos perdidos, sem saber por onde começar. Que tal começar planejando? Planejamento é uma ferramenta administrativa que pode ser aplicada em qualquer área da nossa vida pois, é o lado racional da ação. 

O primeiro ponto é ter um objetivo bem definido. Claro, se você não sabe o que quer como poderá alcançá-lo? O segundo ponto é perceber a realidade e avaliar os caminhos. Quais são os percursos que você poderia traçar? O terceiro passo é construir um referencial futuro. Seja bem detalhista, imagine-se como se você já estivesse com o "sonho" realizado, (seja bem minucioso ao antecipar o resultado). Lembre-se que o planejamento é um processo cíclico e prático. Isso garante sua continuidade, que deve ser alimentada por situações, propostas, resultados e soluções. Seja dinâmico, estude diversos caminhos, tome as decisões que você acreditar serem corretas e seja honesto com sigo mesmo. 

Gente, a única coisa que cai do céu é chuva, fruta madura e cocô de passarinho. Por isso é necessário planejar, correr atrás e dar a cara pra bater. Deixe a preguiça e a insegurança de lado e pense: se alguém já conseguiu, eu também posso! Se inspire nos modelos que deram certo, e tome os que deram errado como lição para você não fazer o mesmo. Não há nada novo embaixo do sol. Com certeza aquilo que você quer muitas pessoas já conquistaram. 

Para finalizar, vou dar um exemplo prático. Quando decidi fazer o mestrado fora do Brasil, tive que planejar de forma minuciosa todos os passos, para poder alcançar o objetivo. Primeiro, eu tive que decidir para qual país eu gostaria de ir, (no caso escolhi a Espanha). Surgiu um problema, eu não falava nada de espanhol. Solução: estudar espanhol. Em 1 ano e 6 meses eu já falava fluente, mas claro, tive que me dedicar muito. Fiz aulas particulares, assistia filmes, assistia à televisão espanhola, escutava músicas, praticava com o cachorro, ou seja, me dedicava. 

A segunda decisão foi escolher a cidade e a universidade em que eu gostaria de estudar. Para isso, eu entrei em contato com vários arquitetos que já tinham feito o mestrado aqui em Barcelona e que poderiam me ajudar na escolha da universidade. Escolhido a universidade, (no meu caso a UPC), eu tinha que ver quais seriam os passos para tentar a vaga. Nessa etapa eu tive que tomar outra decisão muito importante: o que eu queria investigar no mestrado e qual seria a área de concentração do meu tema. 

Ao descobrir as datas do processo seletivo e os requisitos básicos para entrar, eu iniciei outra fase do meu planejamento: ser aceita na universidade. Lutei com todas as minhas forças para que isso acontece: fiz uma boa carta de apresentação, aprendi espanhol e preparei o currículo e os outros documentos necessários com capricho. Quando eu recebi a resposta de que havia sido aceita, surgiu um outro problema: o visto. Eu tive praticamente um mês para reunir todos os documentos (traduzidos e autenticados) e me apresentar no consulado. Confesso que essa etapa foi a mais trabalhosa e burocrática, sem contar que custou caro. Tive que ir várias vezes à São Paulo, mandar documentação para Brasília, fazer seguro de saúde, etc.

Mas, como era o que eu queria, eu me empenhei. Esqueci de falar que quando eu decidi a cidade eu já comecei a buscar um lugar para morar, (repare que eu ainda nem havia tentado a vaga). No total, foram quase 1 ano e 8 meses de planejamento. E o resultado, sabe qual foi? Hoje, aos 24 anos, sou mestra em arquitetura. Acho que só eu sei quantos caminhos tive que trilhar, e quantos obstáculos surgiram em meio à trajetória. Mas eu não desisti, lutei pelo meu sonho e consegui alcançá-lo. Não foi fácil, mas também, não foi impossível!  Viram como é importante planejar?

5 comentários:

  1. Hehe... Parabéns Gabi!! Realizar esse PLANO foi uma experiência para o que vêm pela frente... É legal ler o seu texto pois você dividi com a gente esse sabor da conquista da superação...
    Nossos planos devem levar junto positividade e alegria! Planejar é muito importante, mas e se a vida muda a direção dos seus planos? Se acontecer um imprevisto?? Não poderiamos viver com medo dos imprevistos, seria "demasiado aburido"... Por isso planejar com confiança em Deus, confiança nas boas energias, retaguarda do apoio familiar... Com pensamento positivo nossos planos se realizam com mais leveza! Um beijo, Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! Temos que planejar a vida com alegria e pensamento positivo. Mesmo porque, enquanto estamos planejando estamos vivendo também. E quando a vida muda o curso do que planejamos é porque não era para ser aquilo. E então teremos outros planos, outros sonhos e outros objetivos. O importante é não deixar de planejar, não deixar de sonhar e ter fé em Deus e em você mesmo. Obrigada pelo comentário. bjos

    ResponderExcluir
  3. Amiga Querida
    Estou tão Feliz e orgulhosa por vc...Parabens por mais essa etapa vencida por ter realizado esse sonho
    Continue firme e forte para os proximos planejamentos e automaticamente para as proximas realizaçoes
    Sabias palavras, um post maravilhoso e profundamente correto, temos que agir... e o nosso agir com a direção de Deus traz resultados e nos faz alcancar o alvo
    amo vc

    ResponderExcluir
  4. Muito incentivador esse post! Tanto pelas dicas qto pela sua experiência pessoal. Um verdadeiro exemplo! Te admiro muito. Pra esse ano que vem por ai, esse texto caiu como uma luva pra mim. Será um ano decisivo!! Temos que focar e lutar sempre pelo que queremos. Como vc disse soh coco de passarinho cai do céu hahaha isso eh mt vdd, já fui atingida varias vezes! E quer dizer então q o zulu eh bilingue?

    ResponderExcluir
  5. Gahhh...venho acompanhando o seu blog sempre que dá e estou adorando!! Fiquei com água na boca com o cardápio daquele restaurante que você postou.
    Realmente, só com muito planejamento a gente consegue o que quer. As coisas não acontecem de uma hora pra outra. Também estou planejando muito ultimamente, quero que tudo saia direitinho. E parabéns mestra Gabriela! hehe. Agora sim, você vai ser a minha doci! hehe.
    Saudades...bjo!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião?