quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Visita ao Museu do Louvre


























          Oi gente! Pretendo fazer muitos posts com dicas de viagens. Para quem não sabe eu moro em Barcelona, o que me facilita a vida com as viagens. Postarei sobre as cidades que eu mais gosto com uma abordagem um pouco diferente das que costumamos encontrar na rede, mais cultural e econômica. Ou seja, compras raramente entrarão na parada. A não ser que realmente valha a pena. Acho que, quando estamos em uma cidade por primeira vez, o legal é desvendarmos seus pontos turísticos mais conhecidos e também descobrir lugares que nos interessam. Hoje eu vou falar de Paris - especificamente do Museu do Louvre. Como todos já devem saber o Louvre é o museu mais visitado do mundo. Quem vai a Paris e não quer visita-lo? O problema é que ele é muito grande e as pessoas que vão sem planejar a visita acabam perdendo aquilo que ele tem de mais interessante. Mas... quem lê o meu blog não vai mais cometer esse erro. Segue um passo a passo que eu elaborei pra vocês:

  • Entradas: O Louvre tem muita fila. Por isso eu aconselho a compra do ticket pela internet. Se o seu objetivo for visitar outros museus em Paris (em breve falarei sobre o Georges Pompidou) aproveite e compre todas as entradas online. O site para isso é  http://www.ticketnet.fr/thematique/genre/MS. Você pode retirar suas entradas no próprio Louvre, na megastore chamada Virgin. 
  • Chegar cedo: O museu abre as 9, portanto chegue cedo. Com o bilhete em mãos você entrará direto e não precisará enfrentar filas. Logo que entrar deixe suas coisas: casacos, mochilas, malas, sacos de dormir, etc nos guardas volumes do museu, e pegue um mapa/informação.
  • Mona Lisa: Assim que entrar corra para ver a Mona. Para os que não sabem: o museu é dividido em 3 grandes galerias: Richelieu, Sully e Denon. O sorriso misterioso de da Vinci está no primeiro andar: galeria Denon - sala 6. Não se decepcionem, pois, ela é pequena e só pode ser vista de longe. 
  • Continue no primeiro pavimento: Aproveite e conheça a sala 5 e 8, que está bem na frente da 6. Ali estão reunidas importantes obras italianas, inclusive outros exemplares de Da Vinci, Michelangelo e Ticiano. 
  • No mesmo andar (1º), vá para a galeria Sully e veja as obras do Egito faraônico. Comece pela sala 22 e caminhe em direção a sala 35. Aí você poderá pegar um elevador para o segundo andar.
  • Segundo andar: você vai sair na sala 64 da galeria Sully. Siga em direção a sala 70, e atente-se a sala C. Aí estão várias pinturas impressionistas de Monet, Renoir, Pissarro, etc. Siga para ver as pinturas francesas: salas 18, 19 e 24 (Sully). Vá em direção às salas: 4, 5 e 6 que possuem pinturas alemãs e caminhe às salas 17, 18 e 19. ( Richelieu). Nesse pavimento, na parte das pinturas francesas, existem obras belíssimas de Jacques-Louis David (a coroação de napoleão, o juramento dos Horácios, Madame Recamier), de Ingres (a grande banhista) e de Eugene Delacroix (A liberdade). Desça para o térreo pelas escadas rolantes da galeria Richelleu e aprecie a vista do patio.
  • Térreo: Esse pavimento é dedicado às esculturas. Ao sair das escadas rolantes ( Richelleu), siga em direção a sala 1,2,4 e depois vá no caminho da sala 10. Siga reto em direção a sala 16 (Sully) onde está a nossa querida musa Vênus de Milo. Se você ainda estiver com pique volte para ver o Egito Faraônico, senão siga em direção às sala 4 da Galeria Denon (ao fundo). Não deixe de apreciar a tocante escultura da Psique reanimada pelo beijo do amor, e por fim, veja os escravos de Michelangelo, que na minha opinião são imperdíveis tamanha sua perfeição e sexualidade.  

Para quem vai por primeira vez esse é um bom esquema. A dica que eu dou é: se você tem algum pintor que aprecia em especial, dedique o seu tempo para desfrutá-lo. Outra dica bacana é que o Louvre também tem visitas noturnas que são bem tranquilas - de quarta e sexta-feira até as 9:45. 
De dia normal funciona das 9 às 6. Terça-feira o museu está fechado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião?