segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Poder por James Douglas Morrison.

Posso fazer com que a terra se detenha em seu curso.
Fiz as coisas mais remotas, posso mudar o curso da natureza.
Posso colocar-me em qualquer lugar no espaço ou tempo.
Posso invocar os mortos.
Posso perceber acontecimentos de outros mundos.
No mais profundo interior de minha mente,
e na mente de outros,


Eu posso.


Eu sou.


Jim Morrison foi e ainda é um grande propagador de idéias. Não estou aqui para dizer se suas ideias são "boas" ou "ruins", afinal não cabe a mim e nem a nenhum outro ser humano julgá-lo. Mas, uma coisa é certa: o artista gostava de provocar e desafiar as massas com idéias contrárias à ordem estabelecida. E é exatamente isso que me fascina nele. Jim encorajava as pessoas a quebrarem as grades da prisão que cada um constrói para si. Se pensarmos que: não podemos controlar nada mais além de nosso próprio eu, entendemos que essas grades são estabelecidas por nossos medos mais profundos. Medo de tentar e fracassar. Medo de desejar e não poder ter. Medo de viver e medo de morrer. 

As metamorfoses do rei lagarto incitavam à busca da liberdade. Não uma liberdade qualquer, mas, uma liberdade que concede poder. "Posso colocar-me em qualquer lugar no tempo ou espaço, posso fazer com que a Terra se detenha em seu curso, posso perceber acontecimentos de outros mundos". Para alguns ele foi profeta, para outros semi-deus, para muitos rebelde e beberrão, mas, para mim ele foi um poeta. E não um poetinha qualquer, ele era poeta de primeira categoria. Que entendia o amor, a liberdade, a vida e a morte. Além de complexo ele foi enérgico e corajoso, pois, ao compreender que a estrada do excesso o levaria ao palácio da sabedoria, ele não exitou em exceder e resolveu pagar o preço. 

Na minha opinião, aí está o seu valor. Jim não teve medo de ser livre e pagar por isso: com dignidade, com poesia e com sua própria vida. Afinal, ele mesmo disse: Eu posso. Eu sou. 

2 comentários:

  1. Concordo! Ele foi, acima de tudo, um grande poeta. Muito bacana esse post! Vc viu o filme da vida dele? Eu queria assistir. Será que eh bom?

    ResponderExcluir
  2. OI querida. Eu vi sim. O que chama The Doors e é com o Val Kilmer. É ótimo! Eu amei e recomendo. bjos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião?